Administrador
Este trabalho pretende resumir e apresentar as principais ideias do texto “Motivação no Trabalho”, dos autores Gondim e Silva (2004). Objetiva também levantar discussões acerca do processo motivacional no trabalho.
Foi elaborado para cumprimento de atividade acadêmica, mas sobretudo, para aprendizagem sobre uma temática que está inerente a qualquer organização e socialização da mesma com a equipe de trabalho, temática esta que é um dos assuntos de compreensão para as áreas profissionais que atuam no âmbito das organizações, como a área da psicologia organizacional e do trabalho.
Este trabalho está subdividido em algumas partes, além dessa breve introdução, iniciaremos comentando sobre o conceito de motivação e suas principais teorias, logo em seguida abordaremos a motivação atrelada ao âmbito do trabalho, e por fim, apresentaremos uma instância conclusiva.
MOTIVAÇÃO: DEFINIÇÃO E TEORIAS
Segundo Gondim e Silva (2004), a motivação é definida como
[...] uma ação dirigida a objetivos, sendo autorregulada, biológica ou cognitivamente, persistente no tempo e ativada por um conjunto de necessidades, emoções, valores, metas e expectativas. (p. 146)
Através dessa conceituação, as teorias da motivação elencam quatro aspectos como objeto de estudo: a ativação, o que causa determinada ação, que pode ser algo externo ou interno à pessoa; a direção, é o objeto da ação e se a pessoa tem consciência ou não da escolha deste objeto; a intensidade, o nível da força da ação; e a persistência da ação, que refere-se à manutenção da ação, relacionada à fatores pessoais ou ambientais.
No que se refere às teorias da motivação, os autores Gondim e Silva (2004) destacam como mais importantes a teoria de Maslow, a teoria ERC, de McClelland, a bifatorial, da expectância, do estabelecimento de metas, da avaliação cognitiva, do fluxo, da aprendizagem social e da auto regulação.
A teoria de Maslow considera que as necessidades humanas são