Processos pedagógicos
A autora expõe que o ser humano apresenta diferentes características conforme a faixa etária, que ajudam no processo educacional e também na compreensão de si mesmo quanto personalidade. Serão usados os seguintes autores como base: Jean Piaget (estágios de desenvolvimento cognitivo), Erik Erikson (desenvolvimento psicossocial), e James Fowler (estágios de desenvolvimento da fé).
Piaget fala sobre o desenvolvimento cognitivo de processo de aprendizagem, que pode ser citado como sensório motor (nascimento até 18 meses); pré-operacional ou intuitivo (dos 2 aos 6-7 anos); operacional concreto (dos 6-7 aos 11-12 anos); e operacional formal (dos 12 aos 16 anos).
Piaget retrata o desenvolvimento mental da pessoa até a adolescência, sendo que Erikson retrata o desenvolvimento do ser humano pela vida toda, tem-se a teoria do desenvolvimento psicossocial. Para ele, são desenvolvidos os valores universais desde bebê até a idade adulta, para a pessoa resultar em ter esperança, fé e caridade.
Erikson cita oito etapas de desenvolvimento: primeira idade (do nascimento até 1 ano); segunda idade (dos 2 aos 3 anos); terceira idade (dos 4 aos 5 anos); quarta idade (dos 6 aos 12 anos); quinta idade (dos 13 aos 18-20 anos); sexta idade (dos 19-20 aos 25-30 anos); sétima idade (dos 26-30 aos 40-60 anos); e a oitava apresentada como a velhice.
E já Fowler tem sua teoria fundamentada na teoria de Piaget e de Erikson, estágios da fé. Sendo que para Fowler a fé é relacional, na qual se proporciona um sentido para a vida humana, onde desenvolve amor, confiança, lealdade e até mesmo o relacionamento com o outro.
Fowler não começa no primeiro estágio, mas sim em um pré-estágio chamado lactância (nascimento até 3 anos) onde a fé é indiferenciada. Sendo assim, começa o primeiro estágio de fé indutivo-projetiva (criança de 3 até 6-7 anos): as crianças buscam fantasia e imaginação para o relacionamento com o próximo; segundo: estágio de fé