PROCESSOS PARA OBTENÇÃO DE ÁGUA COM GRAU REAGENTE
Em laboratório clínicos e de manipulação, a água é empregada como reagente químico e por este motivo tem de ser purificada. A Deionização é o processo mais utilizado atualmente, porém antigamente o procedimento utilizado com mais empregado para remoção de impurezas era a Destilação. Entretanto, para a obtenção da Água Reagente existem outros métodos.
FILTRAÇÃO - Existem três tipos:
Pré-filtros: São compostos por fibras de vidro ou algodão. Removem 98% ou mais das partículas, protegendo todo o fluxo de agua e o sistema que a contêm. Podem ser reutilizados. Carvão Ativado: Remove grande parte de materiais orgânicos e cloro. Filtro Sub-mícron: Removem todas as partículas ou microrganismos maiores que o tamanho do poro da membrana (0,2 µm), sem liberar contaminantes que poderiam alterar a qualidade da água.
DESTILAÇÃO: Envolve a mudança de fase, líquida para vapor e vapor para líquida, impurezas voláteis podem ser parcialmente transportadas para o destilado.
DEIONIZAÇÃO: Retira os sais ionizados por meio da troca iônica. tem baixo custo de manutenção e pouco consumo de energia elétrica. O processo envolve a passagem da água sobre os polímeros insolúveis da resina, que trocam as impurezas presentes na forma ionizada por íons H+ e OH-. Os tanques podem conter trocadores de cátions, de Ânions ou uma resina trocadora de leito misto.
OSMOSE REVERSA: Trata-se da passagem da água por uma membrana que age como um filtro molecular. A membrana remove 95 a 97 % das substâncias orgânicas, bactérias e outras substâncias particuladas. Removem também 90 a 97% dos minerais dissolvidos e ionizados, mas menos das impurezas