Água Grau Reagente
CAMPUS RECIFE
DACI
QUÍMICA
3º PERÍODO INTEGRADO
MANHÃ
OPERAÇÕES UNITÁRIAS DE LABORÁTÓRIO
PROFESSORAS: ANA CARMELA E DULCE LINS
PESQUISA SOBRE ÁGUA GRAU REAGENTE
ALBERTYNA NASCIMENTO
ANDRÉ MONTEIRO
APOLLO MELO
RECIFE, MAIO DE 2015
Água Grau Reagente
Conceito
A água de abastecimento urbano ("água de torneira") não tem pureza suficiente para muitas aplicações específicas como no uso em laboratórios. Por isso é necessária uma água isenta de elementos indesejáveis. E a Água Grau Reagente é obtida para ser usada nesses fins.
Tipos de Água Grau Reagente
Existem três tipos de Água Grau Reagente: Tipo I, Tipo II, Tipo III. Elas são classificadas de acordo com a sua aplicação.
Métodos de Obtenção
A tecnologia atual permite a utilização de vários processos de purificação de água, sejam isolados, sejam combinados, dependendo da qualidade da água bruta e da qualidade desejada para a água tratada; os principais são: destilação; deionização; osmose reversa; filtração; adsorção em carvão ativado; ultrafiltração; oxidação com radiação ultravioleta; adsorção orgânica etc.
Água Grau Reagente
Aplicação
Água Grau Reagente Tipo I: pode ser considerada como a água de qualidade “ideal”, isto é, a água com a melhor qualidade possível de ser obtida com a tecnologia disponível atualmente para tratamento e purificação de água. Deve ser usada em métodos de análise que requeiram mínima interferência e máximas precisão e exatidão; preparação de soluções-padrão e de soluções tampão; processos onde a presença de microorganismos deve ser mínima
Água Grau Reagente Tipo II: métodos analíticos e processos onde é tolerada a presença de bactérias: reagentes em geral, sistemas de microbiologia e processos aos quais não é necessário o uso da água tipo I.
Água Grau Reagente Tipo III: para lavagem de vidraria em geral, produção de água de maior grau de pureza e preparação de culturas bacteriológicas.