Processos operacionais sga
O POP – Procedimento Operacional Padronizado é um documento que descreve passo-a-passo como executar as tarefas no estabelecimento. É como uma receita de bolo, que deve ser seguida rigorosamente, para que tudo vá bem. O POP destaca as etapas da tarefa, os responsáveis por fazê-la, os materiais necessários e a freqüência em que deve ser feita. Como os POP são documentos aprovados pelo estabelecimento, por meio do responsável, é dever de cada manipulador seguí-los.
1: Higienização de instalações, equipamentos e móveis;
2: Controle integrado de vetores e pragas urbanas;
3:Higienização do reservatório;
4: Higiene e saúde dos manipuladores
RESPONSABILIDADES DO MANIPULADOR:
São todos os indivíduos que, pela sua atividade profissional, entram em contato direto com alimentos. Esta definição inclui o pessoal empregado na preparação e embalagem de produtos alimentares, na distribuição e venda de produtos não embalados e na preparação culinária de alimentos, em estabelecimentos onde se confeccionam e servem refeições ao público em geral ou a coletividades – setores público e privado, cooperativo ou social.
Para todos os efeitos legais, os responsáveis pelos referidos estabelecimentos também são considerados manipuladores de alimentos.
O responsável pelas atividades de manipulação dos alimentos deve ser o proprietário ou funcionário designado, devidamente capacitado, sem prejuízo dos casos onde há previsão legal para responsabilidade técnica. O responsável pelas atividades de manipulação dos alimentos deve ser comprovadamente submetido a curso de capacitação, abordando, no mínimo, os seguintes temas:
a) Contaminantes alimentares;
b) Doenças transmitidas por alimentos;
c) Manipulação higiênica dos alimentos;
d) Boas Práticas
1. Procedimentos Preliminares
1.1 Montagem do cronograma (data) de visitas;
1.2. Comprometimento da direção da empresa;
1.3. Avaliação da documentação da empresa;
1.4. Aplicação do check-list inicial;