RESENHA DO LIVRO “ISO 14001 – SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL – IMPLANTAÇÃO OBJETIVA E ECONÔMICA
GESTÃO AMBIENTAL
RESENHA DO LIVRO “ISO 14001 – SISTEMAS DE GESTÃO
AMBIENTAL – IMPLANTAÇÃO OBJETIVA E ECONÔMICA
DOUGLAS AUGUSTO AGUIAR
Prof. Dra. Márcia F. Regina
Matinhos
2014
O Capítulo 1 Aborda a questão "crescimento econômico x meio ambiente";
Mostra o desafio de uma pequena ou média empresa em implantar um SGA
(Sistema de Gestão Ambiental), mas enfatiza que o retorno pode e será positivo, não só para a empresa, mas para o meio ambiente, também.
Aborda a importância do desenvolvimento sustentável e como a preocupação com o meio ambiente cresceu após a Revolução Industrial;
A
mudança de hábitos da geração dos consumidores "pós-guerra", com relação aos produtos. Se estes fossem resultantes de processos industriais altamente impactantes, eram boicotados pelos consumidores que preferiam comprar produtos cujas marcas fossem "ecologicamente corretas". Houve um aumento da preocupação com o uso do recursos naturais e a qualidade de suas vidas.
Essa mudança nos hábitos, digamos, consumistas, dispertou o interesse das organizações por gestão ambiental, visando amenizar os impactos causados ao meio ambiente pelos processos industriais, tendo em vista que, isso traria benefícios á empresta quanto a questão da comercialização desses produtos dentro e fora do paíse e a possibilidade (quase que real) de uma baixa no número de consumidores/clientes. O acesso ao mercado e ao lucro é cada vez maior para as empresas que não poluem, deixam de poluir ou fazem em menor escala.
Explica que o uso das normas ISO 14000 tendem a se tornar um requisito indispensável nas transações comerciais entre as empresas de diferentes países, ou mesmo entre empresas dentro de um país e que, apesar dessas normas serem de adesão voluntária, elas passam a ter extrema importância para o controle da qualidade ambiental. A ISO 14000, também, funciona como um mecanismo de
"comando e controle", já que a empresa ao implantá-la,