Processos gerenciais
Esse trabalho tem como objetivo confrontar a opinião de vários autores sobre apectos inerentes à Administração e suas nuances.
Tomamos como base o “best-seller” Administração – Teoria, Processo e Prática, de Idalberto Chiavenato, além de textos de outros autores renomados.
Durante a leitura pode-se perceber que o Planejamento, em todas as suas vertentes – estratégico, tático, operacional, etc – tem importância singular na gestão de empresas, independente do seu porte.
Os Controles, também em todas as suas esferas, podem garantir o perfeito alinhamento ao planejado, corrigindo eventuais desvios na execução do planejamento.
DESENVOLVIMENTO
O Dr. Roberto Shinyashiki (Shinyashiki, R, 2011) defende que devemos ter uma visão mais aguçada que nossos concorrentes. Em seu texto “Veja o Futuro Antes dos Outros”, ele define visão como “a arte de ver oportunidades onde a maioria só vê problemas”. Ainda de acordo com Shinyashiki (2011), “quando a maioria, só consegue enxergar as dificuldades, o verdadeiro empreendedor é aquele que tem uma visão mais ampla de todos os acontecimentos”. Essa visão é primordial ao Administrador de Sucesso.
Ver o futuro antes dos outros é ser dinâmico, atento, enxergar um parque onde a maioria só vê um brinquedo velho, é criar, inovar, buscar sempre mais e melhor é ter iniciativa quando a maioria precisa conviver e pagar pela sua falta de visão.
Dentro da ótica de olhar para o futuro em vanguarda, percebê-lo antes dos demais, não podemos deixar de citar que a globalização é um fenômeno do mundo dos negócios, imprevisível e irresistível. Não basta ver primeiro, é necessário estar preparado para aproveitar as oportunidades. Dizem por aí que a sorte vem da junção de oportunidade com habilidade. Devemos, como administradores, estar atentos que o profissional deste século que quer ter uma carreira de sucesso precisa estudar muito, participar de eventos, workshops,