Processos gerenciais
Tudo na vida deve ser planejado. A compra de um imóvel, ou automóvel. Um passo adiante, uma grande decisão. Quando o planejamento não é traçado, situações desagradáveis podem ocorrer, e será neste momento que iremos perceber a importância de planejar.
E no ambiente empresarial não é diferente. As empresas não trabalham mais ao acaso’. Mais do que um conceito administrativo, o planejamento é uma estratégia para quem não quer depender de improviso ou sorte, que, na vida empresarial, podem ser cruciais para a falência do negócio.
Vamos entender qual a necessidade real do Planejamento da Ação Empresarial: quais as ações precisamos para torná-las promissoras e o que não pode ser feito, já que vivemos em uma época de mudanças constantes. Não importa o grau de mudança – que pode ser ambiental, técnico, econômico ou sociológico – é preciso visualizar as melhores alternativas para entendê-la, acompanhá-la e colaborar com ela de forma consciente para que decisões inadequadas não sejam tomadas, comprometendo o sucesso da organização.
O que é planejamento?
Planejamento é uma técnica, uma estratégia que visa minimizar problemas, inclusive problemas futuros, pois ao tratar-se de uma situação atual, deve-se ter a visão de que forma esta situação pode influenciar positiva ou negativamente em outra ação futura.
É necessário planejar em todos os âmbitos da empresa sem desmerecer nenhum setor para que as empresas não percam ganhos, ou gastem demais. Até para iniciar-se um Planejamento de Ação Empresarial deve-se fazer um planejamento, pois para colocá-lo em prática é preciso dispor de recursos, e a falta dessa percepção pode gerar custos e esforços desnecessários. A função administrativa que deve ser estudada em primeiro lugar, já que direciona todas as outras, servindo de base para funções como organização, direção e controle.
Para definir o planejamento devem-se definir os objetivos, verificar o estado atual das coisas, identificar os