Processos gerenciais
Introdução
É a aplicação de conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio. Esse tecnólogo analisa e avalia o mercado e define as estratégias de gerenciamento e a administração dos recursos materiais e financeiros de micro, pequenas e médias empresas. Gerencia o patrimônio empresarial e os funcionários, lida com orçamentos e investimentos e cuida do estoque de matérias-primas ou produtos finais. No setor financeiro, analisa os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamentos e fluxos de caixa, além de cuidar dos investimentos. Com formação generalista, atua em todos os setores administrativos de empresas de qualquer segmento. Sua formação lhe permite, ainda, trabalhar como empreendedor, abrir e administrar o próprio negócio.
Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar objetivos. Dois outros componentes são importantes: processo de transformação e divisão do trabalho.
Os recursos: Humanos, materiais, financeiros, informação, espaço e tempo.
Os objetivos: Produtos e serviços.
Os recursos precisam do processo de transformação e da divisão do trabalho para realizar os objetivos. Toda organização existe na finalidade de fornecer alguma combinação de produtos e serviços.
As organizações são grupos de pessoas que usam recursos: recursos materiais (espaço, instalações, máquinas e equipamentos) e recursos intangíveis (tempo e conhecimento).
Por meios de processos a organização transforma os recursos para produzir os resultados. Um processo são seqüências interligadas, com começo, meio e fim. Todas as organizações podem ser desmembradas em processos. Exemplos de alguns processos são: produção, administração de encomendas e administração vendas.
* Tipos de Organizações
Em uma organização, cada pessoa, bem como cada grupo de pessoas realiza tarefas específicas que contribuem para a realização dos objetivos.
As