Paper
Catiane Buchhorn da Cunha, Thaís Leal da Costa, Viviane Almeida Pereira.
Profª Cátia Silene Westphal Corrêa
Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 0158)-Prática Módulo III
11/06/2014
RESUMO
Este estudo tem por finalidade mostrar a diferença entre ética e moral resaltando a importância de ambas para o desenvolvimento da sociedade. Esclarecer a relação de importância entre o administrador e a ética profissional, pois, a empresa que realmente quer ser levada a sério no mercado deve valorizar a ética e a transparência nas relações entre seus profissionais e a sociedade objetivando criar e reforçar um relacionamento ético e transparente e legal com os acionistas, clientes, fornecedores, empregados, poder público e sociedade em geral.
Palavras-chave: Ética. Moral. Administração.
1 A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA
A ética é o estudo da conduta dos seres humanos, simultaneamente com os conceitos de bem e mal, em uma determinada sociedade e em um determinado momento.
Podemos afirmar que a ética é uma parte da filosofia que se dedica ao estudo dos valores morais e princípios ideais do comportamento social. Ou seja, a ética se refere ao caráter. Diferenciando se da moral, porque busca fundamentar as ações exclusivamente pela razão, enquanto a moral se baseia em obediência a costumes e hábitos que variam de acordo com a cultura de uma determinada sociedade.
Segundo Aristóteles (2001), Existe duas espécies de virtudes humanas: a intelectual e a moral. A virtude intelectual se desenvolve com o passar dos tempos, e depende do crescimento e do ensino. A virtude moral é resultado do hábito. As virtudes morais não surgem nas pessoas por natureza, a natureza fornece às pessoas a capacidade de recebê-las, podendo, assim, serem aperfeiçoadas pelo hábito. Portanto, as virtudes morais se desenvolvem pela natureza dos atos praticados entre os homens.
A ética tem