Processos Gerenciais
POLO DE TAGUATINGA - FACNET
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
TECNOLOGIAS DE GESTÃO – PROINTER II
TUTOR EaD Deisy Franciellen Martins da Silva
Taguatinga / DF
2014
SUMÁRIO
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referências
INTRODUÇÃO:
Dentro do tema Tecnologias de Gestão iremos abordar o processo de Benchmarking, que consiste em realizar a comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, é um importante instrumento de gestão das empresas efetuado por meio de pesquisas para comparar as ações de melhoria em cada uma.
Objetivo:
O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.
Para que serve:
O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor desempenho da empresa ou organização.
Histórico:
Desde o desenvolvimento estratégico (Watson, 1993) ao serviço do cliente e sua satisfação (Lepard e Molyneux, 1994, passando pelas operações (Shetty, 1993). Não se poderá dizer que o benchmarking constitui o único meio que permite a melhoria, sendo apenas um dos instrumentos disponíveis para o efeito. A sua utilização tem como principal benefício a orientação da empresa para o exterior, na busca permanente de oportunidades de melhoria dos seus produtos e serviços, processos, custos e prazos, etc. O termo benchmarking surge em meados da década de setenta do século