Processos Gerenciais
Conforme MELLAGI (2003) a importância que o estudo de mercado financeiro vem assumindo no ambiente econômico mundial, revela uma demanda de aprofundamento em relação ao mercado de capitais. O sucesso, seja ele empresarial ou pessoal, passa necessariamente, pela dinâmica do mercado financeiro, avaliando as diversas estratégias, opções e decisões de investimento, financiamento e gestão de risco.
De acordo com OLIVEIRA (2005) no que tange especificamente ao mercado de capitais, este, tem importância crescente dentro uma economia global competitiva, e essa se da para todos os agentes. Para as empresas, por necessitarem cada vez mais de recursos não-exigíveis para viabilizar investimentos em proporção que lhe permitam competir com êxito. Para as pessoas físicas, o mercado de capitais se torna referencia em poupança de longo prazo. Já para as instituições financeiras, há uma diminuição nos empréstimos tradicionais realizado às empresas, no entanto estas precisam melhorar suas analises e gerenciamento de carteira de investimento, sob o risco de perder seus clientes para instituições mais eficientes.
1.1 Contextualização
No Brasil o mercado de capitais e conseqüentemente o mercado acionário, ainda de certa forma, é desconhecido e não tem a mesma força quanto à economia americana, fazendo com que as empresas busquem contratar investimentos através de financiamentos bancários ou da aplicação dos lucros gerados. Porem, estes meios, limitam o crescimento das empresas, e por conseqüência, a economia como um todo.
1.1.1 Definição do Tema
Esta realidade apresentada configura um desafio para as empresas e até mesmo uma necessidade de gerenciar o valor e concentrar-se mais do que nunca no valor que está sendo criado. Assim sendo, tem-se como tema definido para o presente trabalho:
Análise da viabilidade da implantação de abertura de capital na bolsa de valores da empresa OBRANCA LTDA
1.1.2 Apresentação do Problema
Na era da globalização, a administração