Processos gerenciais
Planejar é simplesmente determinar um caminho para conquistar um objetivo, uma meta. Poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação.
É através dele que estruturamos ideias, prevemos recursos necessários para alcançar os objetivos traçados, além disso, nos permite a nos preparar para possíveis problemas que possam ocorrer no caminho.
O planejamento é dividido em três fazes:
- Planejamento Estratégico, Planejamento Tático, Planejamento Operacional.
Passo 2
Quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão, ou seja, visão é enxergar oportunidade onde a maioria das pessoas só veem problemas.
De acordo com Shinyashiki, empreendedor consegue enxergar o que está escondido nas entrelinhas, ele se antecipa, ou seja, o futuro é consequência do presente.
O Sucesso tende a levar a acomodação ou coisa pior à ideia que as razões que nos fizeram vencer no passado vão continuar a nos levar sempre ao pódio.
As grandes complexidades das empresas, das organizações e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades.
Segundo Barreto, o administrador do século XXI é o profissional de hoje que pensa e utiliza as ideias do futuro. Este é um sujeito que: * Faz com que as pessoas sob seu comando gostem de executar o que ele quer; * Consegue que subordinados queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso; * Não tem subordinados. Tem seguidores. Ele não dá ordens, mas todo mundo faz o que ele deseja; * Consegue fazer com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele é o mesmo; * Transmite segurança, confiança. Ele inspira lealdade. É confidente, faz com que as pessoas se sintam à vontade para falar a verdade; * Transmite senso de justiça. Ele toma decisões justas, não protege um ou outro. Todas as suas decisões e atitudes são transparentes; * Dá o exemplo. Se o expediente começa às