Uso da informatica na educacao
2.1 Educação
Conforme tarja (2005, p.26) um dos maiores enfoques da educação gira em torno dos sistemas produtivos, antes da Revolução Industrial o aprendizado era gerado no dia-a-dia das pessoas, os estudantes eram aprendizes junto com seus mestres na realização dos afazeres gerando produtos e serviços conforme suas necessidades. Mas com a Revolução Industrial este paradigma mudou e as pessoas começaram a trabalhar em sistema de produção serial onde cada um era especializado em uma determinada tarefa.
O conhecimento e, portanto, os seus processos de aquisição assumirão um papel de destaque, de primeiro plano. Essa valorização do conhecimento demanda uma nova postura dos profissionais em geral e, portanto, requer o repensar dos processos educacionais, principalmente aqueles que estão diretamente relacionados com a formação de profissionais e com os processos de aprendizagem (VALENTE 2006 p.31).
Hoje em dia, depara-se com um sistema de aprendizagem um pouco diferente, pois os membros de uma célula produtiva entendem ou devem entender o processo por inteiro e não mais fragmentado, a divisão de trabalho ainda existe, mas os limites entre as funções são quase imperceptíveis.
De acordo com Valente (2006, p.31) pode-se verificar que nos últimos tempos houve grandes mudanças tecnológicas, principalmente no campo da informática proporcionando o desenvolvimento de diversas áreas, com isso as instituições de ensino sentiram a necessidade de reaver suas concepções de ensino aprendizagem, passando de uma educação baseada em transmissão da informação (instrução) para a criação de ambientes de aprendizagem onde o discente realizando atividades consiga construir seus próprios conhecimentos, para que no futuro os mesmos possam estar capacitados para atuar nestes novos segmentos.
2.1.1 Informática na educação
Não faz muito tempo, que o computador era privilégio de escolas particulares e era utilizado apenas como editor de textos e a internet