Processos gerenciais
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS – Processo Administrativo: As funções administrativas – teoria e prática
Disciplina: Processos Gerenciais
Profº. Lincon Lopes
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Tutor à distância: Michele Braz Simões
PORTO ALEGRE / RS
2012
INTRODUÇÃO
Administração significa liderar pessoas e gerir recursos escassos e valiosos (como tecnológicos, econômicos, financeiros, humanos, dentre outros), visando a otimização da aplicação desses recursos para as organizações alcançarem seus objetivos.
Em cada um dos níveis organizacionais, seu papel é diferente por lidar com decisões mais e menos complexas.:
O nível operacional representa o “chão de fábrica”. É o responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.
O nível tático equivale ao nível gerencial de uma organização. Ele é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa como, por exemplo, em Recursos Humanos, Logística, Marketing, Finanças, dentre outros, atuando assim para que as pessoas que se encontram na base possam desenvolver as suas atividades com qualidade.
O nível estratégico ou institucional de uma organização corresponde ao nível de cúpula da empresa. É representado pelo Presidente e/ou pelos seus diretores, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro.
Missão - A missão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. Quanto mais as pessoas assimilam a missão organizacional, mais elas passam a trabalhar pela causa da empresa, além de entenderem como devem colaborar para o sucesso desta.
Visão - A visão é a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, o que ela pretende vir a ser.