Processos gerenciais
Em um planejamento se analisa o contexto, estuda os eventos passados, examina as condições atuais e tenta prever tendências futuras. Focaliza as forças internas que agem na organização ou unidade de trabalho e, seguindo a abordagem de sistemas abertos, examina a influências do ambiente externo.
Há planejamento de curto, médio e longo prazo, os tomadores de decisão devem avaliar vantagens e desvantagens e efeito potencial de cada meta e de cada plano alternativo. O tomador de decisão deve priorizar as metas ou mesmo eliminar algumas após considerações adicionais.
Planejamento representa a primeira função administrativa em uma organização, que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle.
O planejamento determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e qual a melhor forma possível para serem alcançados.
No fundo, o planejamento lida com o futuro, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los com o mínimo de esforço e custo.
Podemos dizer que o planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações, principalmente em meio as constantes mudanças globais onde é preciso buscar novos caminhos para compreender, antecipar, explorar a mudança e cooperar com ela. Planejar para o futuro é a chave para lidar com a mudança positiva e