processos gerenciais
O principal objetivo deste trabalho é demonstrar que uma das principais funções do administrador que busca um bom desempenho profissional é a capacidade de saber utilizar as funções dentro dos processos administrativos: o planejamento, a organização, a coordenação e o controle das ações gerenciais como ferramentas indispensáveis para o sucesso da organização. Também deve influenciar na de aplicação do conhecimento acadêmico em benefício da sociedade, por meio da proposta de um projeto fictício a ser criado pelos próprios alunos com o material pesquisado.
1- PLANEJAMENTO
Para Chiavenato (2010),
“O planejamento é como a primeira função administrativa por se exatamente aquela que serve de base para as demais funções.
Determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los”
O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma proativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.
De acordo com Andion (2002, pag. 06) o planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas e é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim como o controle das atividades.
1.1 Quais os tipos de Planejamento? (tipologia)
Chiavenato (2010), descreve que existem três níveis distintos de planejamento que são:
a) O Planejamento estratégico: É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.
b) Planejamento tático: É a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados