simulaçao numerica
Centro de Tecnologia
Engenharia de Petróleo
Simulação Numérica de Reservatórios
Relatório de Atividades ( I Laboratório)
Izaías Justino A. Divino
Introdução
Nesta primeira semana de atividades em laboratório nós, alunos de Simulação Numérica de Reservatórios, fomos apresentados a ferramenta CMG e seus subitens. Dentre os subitens apresentados foi dado uma maior ênfase aos itens denominados Results 3D-CMG e Results Graph, respectivamente.
Desenvolvimento
Foi nos dado dois arquivos em .irf, C3_Solvente e C7_Solvente, para que fizéssemos as análises propostas com o auxílio do CMG. Após as diversas simulações pedidas podemos chegar a vários resultados, que serão mostrados a seguir.
Saturação de Gás
C3_Solvente
Com a visualização das imagens acima, geradas pelo simulador, podemos perceber que incialmente (2000-01-01) o valor de saturação de gás tem distrinuição homogênia no intervalo entre 0 ≤ Sgi ≤ 0,020. Esse valor pode ser considerado aceitável e comprovado pela leitura da escala gráfica gerada nas simulações. Porém, com o passar do tempo podemos inferir mudanças nos valores de Saturação, veja imagens a seguir.
Podemos, então, associar essas variações a injeção do C3 no decorrer do processo. E verificar valores de saturação no intervalo gráfico de 0,00≤Sg ≤0,1.
C7_Solvente
O valore de Sgi para C7_Solvente é definido no intervalo de 0,00 ≤ Sgi ≤0,02. Tal intervalo é ratificado pela analise gráfica dos resultados. Para C7_Solvente, assim como para C3_Solvente, os valores de Saturação de Gás sofre variações com o tempo, o que também pode ser agregado a injeção de gás. Vejam os gráficos a baixo.
Vejamos que houve variação no range de Sg que agora está inserido no intervalo 0,00≤Sg≤0,1.
Saturação de Óleo
C3_Solvente
Vemos que na data inicial do