processos gerenciais
O objetivo desta epata é compreender o Controle como função administrativa garantidora da realização do planejamento e potencial orientadora para revisão do planejamento. Tendo como base os conceitos de Controle Estratégico, Controle Tático, e Controle Operacional.
Controle:
O controle como função administrativa é uma das partes do processo administrativo sendo que é dependente do planejamento, organização e direção para que todo o processo seja formado e tem a finalidade de ajustar e assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dividido, se adéquam na medida do possível aos objetivos almejados e estabelecidos.
Chiavenato (2007), “O controle apresenta uma enorme variedade de formas e de conteúdos, apresentando características diferentes em cada organização ou em cada área de organização ou ainda em cada nível hierárquico”, isso mostra que a função controle e dinâmica e pode sofrer alterações ao passo que o planejamento vai sendo colocado em pratica, pois sua essência esta voltada para a conquista dos objetivos pretendidos.
Diante desse conceito, estabelecer padrões e critérios é de fundamental importância, pois os padrões representam o desempenho e os critérios normas que guia as decisões e juntos cria-se uma forma de realizar e estabelecer o que devera ser feito, pois o controle atua em consonância com as informações que recebe, permitindo a ação corretiva que é o pilar mestre do controle.
Ao aplicar o controle verifica-se que os princípios gerais da administração estão sendo mantidos no processo, sendo estes, Garantia do objetivo que pode ser verificado onde houve distorções ou falhas e realizar a devida forma de ajustar; Definição dos padrões, para que haja qualidade no trabalho e aceitação por parte dos responsáveis pela o desempenho das atividades garantindo um controle mais eficaz e seguro; Exceção, onde o administrador devera se focar seus trabalhos em desvios e