TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Daiane Pires
Nargelle Baima
Nayara Holanda
Patrícia da Silva Sammires Araújo
NOVEMBRO– FORTALEZA/CE
FAFOR – FACULDADE DE FORTALEZA
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Daiane Pires
Nargelle Baima
Nayara Holanda
Patrícia da Silva Sammires Araújo
FORTALEZA/CE
INTRODUÇÃO
A Teoria das Relações Humanas, também chamada de Escola Humanística da Administração, surge por volta do ano de 1927, como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne e em oposição à Teoria Clássica, na qual a preocupação básica dos administradores era essencialmente a tecnologia e os métodos, tendo como consequência a desumanização do trabalho e a insatisfação dos operários dentro da organização.
Comprometendo os princípios da Teoria Clássica, a Teoria das Relações Humanas surgiu para revolucionar o ambiente de trabalho, a fim de humanizar e democratizar as organizações para proporcionar um ambiente no qual o homem pudesse sentir-se bem, e realizado profissionalmente, pois todo o homem possui a necessidade de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e auto-realização.
Neste Seminário, mostraremos um breve relato sobre a Experiência de Hawthorne, e as consequências que a mesma teve tanto na década de XX, como na atualidade, ressaltando ainda os aspectos positivos e negativos. Levando em conta que é impossível pensar em empresa, organização ou instituição sem fazer qualquer relação com grupo, pessoas, interesses, vontades, necessidades, liderança ou motivação.
SUMÁRIO
1. Origem da Teoria das Relações Humanas ------------------------------- 05
2. A experiência de Hawthorne ------------------------------------------------ 05
3. 1ª Fase - Os Estudos da Iluminação -------------------------------------- 07
4. 2ª Fase - Sala de montagem de relés