processos gerenciais
O controle Operacional serve como uma forma de controle realizada sobre a execução das tarefas e operações desempenhadas pelo pessoal não administrativo da empresa. Sendo assim, o controle operacional é o subsistema de controle efetuado no nível mais baixo da organização empresarial, pois, seu conteúdo é específico e voltado para cada tarefa ou operação e ainda é direcionado para o curto prazo e para a ação corretiva imediata. O controle Operacional se relaciona diretamente com a verificação de meios e fins: se os meios estão sendo seguidos e se os fins estão sendo alcançados.
O CONTROLE ESTRATÉGICO
O Controle estratégico, a primeira etapa da gestão estratégica, visa: (i) - identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e até mesmo evitá-los; (ii) - identificar os pontos fortes e fracos de uma organização em relação a sua concorrência e ao ambiente de negócio em que você atua;
(iii) - conhecer seu mercado e definir estratégias para seus produtos e serviços; O planejamento estratégico está relacionado com os objetivos de longo prazo e às ações que serão realizadas para alcançá-los que afetam a organização como um todo. Ele é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido. É geralmente de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa. Na realidade, sem o envolvimento direto do principal executivo da empresa, como o líder da condução do processo estratégico em uma empresa, ele dificilmente ocorrerá a contento.
OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DA GESTÃO ESTRATÉGICA
Declaração de missão – a missão é o elemento que traduz as responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define o negócio, delimitando o seu ambiente de atuação. A missão da organização representa sua razão de ser, o seu papel na sociedade.
Visão de negócios – mostra uma imagem da organização no momento da realização de seus propósitos no futuro. Trata-se não de predizer o