Quinta disciplina
COMO PODE A APRENDIZAGEM E O DOMÍNIO PESSOAL FLORESCEREM NO TRABALHO E NO LAR?
EM 1990, UMA MATÉRIA DE CAPA DA REVISTA FORTUNE, INTITULADA "POR QUE OS EXECUTIVOS NOTA DEZ TIRAM ZERO COMO PAIS"?
OBSERVAVA QUE FILHOS DE EXECUTIVOS BEM-SUCEDIDOS SÃO MAIS PROPENSOS A SOFRER DE UMA GAMA DE PROBLEMAS EMOCIONAIS E DE SAÚDE DO QUE FILHOS DE PAIS " MENOS BEM-SUCEDIDOS".
POR EXEMPLO, UM ESTUDO EM ANN ARBOR, MICHIGAN, REVELOU QUE 36 POR CENTO DOS FILHOS DE EXECUTIVOS PASSAVAM POR TRATAMENTO PSIQUIÁTRICOS OU CONTRA USO DE DROGAS, VERSUS 15 POR CENTO DOS FILHOS DE NÃO- EXECUTIVOS DAS MESMAS EMPRESAS.
O AUTOR CHEGOU A CITAR AS LONGAS JORNADAS DE TRABALHO DOS EXECUTIVOS E SUAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS (PERFECCIONISMO, IMPACIÊNCIA E EFICIÊNCIA) COMO OS PRINCIPAIS CULPADOS E ACONSELHOU QUE OS GERENTES MUITO PODEROSOS DEVERIAM APRENDER A AUMENTAR A "AUTO-ESTIMA" DE SEUS FILHOS.
O MAIS INTERESSANTE A RESPEITO DO ARTIGO, ENTRETANTO, ERA O QUE ELE NÃO DIZIA. NÃO ERA MENCIONADO NADA SOBRE COMO AS EMPRESAS CONTRIBUEM PARA O PROBLEMA DOS EXECUTIVOS ENQUANTO PAIS, OU COMO A MAIORIA DE NÓS, SIMPLESMENTE ACEITA O FATO DE QUE O TRABALHO É INEVITAVELMENTE CONFLITANTE COM A VIDA FAMILIAR, E QUE A EMPRESA NÃO TEM PARTICIPAÇÃO NA AMENIZAÇÃO DOS DESEQUILÍBRIOS ENTRE O TRABALHO E A FAMÍLIA.
NOS ÚLTIMOS ANOS FOI OBSERVADO UM CRESCIMENTO CONSIDERÁVEL DA PREOCUPAÇÃO COM A QUESTÃO TRABALHO/FAMÍLIA ENTRE OS PARTICIPANTES DOS PROGRAMAS DE LIDERANÇA E DOMÍNIO PESSOAL.
HOJE," ENCONTRAR O EQUILÍBRIO ENTRE MEU TRABALHO E MINHA FAMÍLIA" É CITADO COMO PRIORIDADE NÚMERO UM POR MAIS PARTICIPANTES DO QUE QUALQUER OUTRO ASSUNTO EM PARTICULAR.
AS EMPRESAS TRADICIONAIS INEGAVELMENTE NUTREM OS CONFLITOS ENTRE TRABALHO E FAMÍLIA. ÀS VEZES ISSO É FEITO CONSCIENTEMENTE - ATRAVÉS DA SIMPLES AMEAÇA DE QUE PARA "CRESCER AQUI DENTRO, VOCÊ DEVE ESTAR DISPOSTO A FAZER SACRIFÍCIOS". MAIOR PARTE DAS VEZES, ISSO É FEITO INADVERTIDAMENTE,