processos gerenciais
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Profª EAD: Mauricio Dias Prof ª: Jaqueline Costa Tavares
Emiliane Patrícia Nóbrega de Castro RA: 439604 Thayane Cláudia Araújo de Oliveira RA: 462671
ARAGUAÍNA
2013
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Atividades Práticas Supervisionadas -
Trabalho apresentado como requisito avaliativo para obtenção de nota na disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho do 1º semestre, do curso de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos, sob orientação do professor Mauricio Dias.
ARAGUAÍNA
2013
1. INTRODUÇÃO
Hoje em dia, devido à velocidade das mudanças sociais e ao desenvolvimento do capitalismo, já não se sabe ao certo se a verdade deve ser dita custe o que custar, ou se, em determinados casos, mentir e omitir, para salvaguardar os interesses da empresa, é também assumir uma postura ética.
Pretendemos explicar a recente relação de parceria entre dois domínios aparentemente incompatíveis: o do lucro e o da educação das vontades, a ética. Nesta perspectiva, a ideia é demonstrar que a Ética nem sempre deve ser entendida como ameaça ou obstáculo, mas como uma alavanca para o sucesso das empresas. Não há empresa, no cenário contemporâneo, com pretensões de aumento da sua competitividade, que escolha tratar a ética não como aliada, mas como adversária. Certamente não há uma causa única e explicativa deste movimento em torno da ética, mas é provável que a concorrência entre empresas, aliada às crescentes exigências de clientes cada vez menos tolerantes com abusos, estejam a