processos gerenciais
O objetivo principal do planejamento é antecipar situações, possibilitando estratégias para vencer obstáculos, utilizando os planejamentos: estratégico, tático e o operacional, pois quando isso não ocorre os resultados esperado não é alcançados. Segundo o autor Roberto Shinyashiki a visão do administrador tem que ser alem do obvio, não pode ter uma visão limitada, ele não pode se contentar apenas com o sucesso presente tem que ir além de sua perspectiva, pois na vida de um empreendedor são enfrentadas constantemente a do presente e o futuro.
para prevendo o máximo possível de possibilidades e desenvolver as ferramentas, métodos ou estratégias para transpor e solucionar obstáculos. A não utilização desses planos (tático operacional e estratégico) põe a empresa em risco, pois toda decisão passa a ser um tiro no escuro, onde a possibilidade de atingir o objetivo e muito remoto, contando apenas com a sorte.
A responsabilidade do planejamento fica somente com um departamento, onde ele tem que ser coletivo, pois quem planeja determina os passos , a metodologias, mas se o conteúdo não for adequado. Nesse processo se engloba os clientes que se beneficia pelos resultados do plano.
Planejamento diz respeito ás tarefas mais abrangente, principalmente no que se refere às capacidades de produção e a programação está intimamente ligada ao detalhamento deste planejamento. Deslocaram-se esse conceito para a parte de cálculo das necessidades de matérias, fica mais difícil dizer que está programando uma compra, em vez de ser está planejando uma compra, ainda que seja no curto prazo.
Tem como principal objetivo antever situações e condições como essas, prevendo o máximo possível de possibilidades e desenvolver as ferramentas, métodos ou estratégias para transpor e