processos gerenciais
TECNOLOGIA EM LOGISTICA
LUCINEIA DA SILVA DE ALMEIDA RA=6442276238
BRUNO CARDOSO BIGOTTO RA=
FABIANA BURCK RA=
RESUMO DO ARTIGO
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO NO BRASIL
PROCESSOS GERENCIAIS
PROFº ALEXANDRE
INDAIATUBA
27/08/2013
A teoria geral da administração começou com ênfase nas tarefas, com a administração cientifica de TAYLOR, a seguir, a preocupação básica passou para ênfase na estrutura com a teoria burocrática de MAX WEBER, seguindo com a ênfase nas pessoas por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional.
A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos sistemas, sendo completada pela teoria da contingência, esta posteriormente desenvolveu a ênfase da tecnologia, cada uma dessas cinco variáveis, tarefas, estruturas, pessoas, ambiente e tecnologia, provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa.
Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis.
FAYOL foi o primeiro a definir as funções básicas da administração:
Planejar
Organizar
Dirigir e controlar
Após a 2º guerra mundial, com a entrada do computador, o Brasil implantou suas primeiras indústrias, de nível tecnológico relativamente simples.
A industrialização recebeu forte impulso nos períodos 1914-1919 e 1939-1945, época das duas guerras mundiais, em que o pais se viram privado dos seus tradicionais fornecedores e teve que produzir uma série de bens industrializados nos setores alimentícios, têxtil, mecânico, metalúrgico, químico e outros.
A preocupação das fábricas era conquista do mercado, os engenheiros dessas fábricas possuíam técnicas mas não o conhecimento administrativo, eram encarregados de dirigir fábricas, com a preocupação de desenvolver a produção e sem se quer suspeitar das doutrinas de administração mencionadas acima.
Os conceitos Taylorianos e Fayolianos, bastante divulgados no mundo, e que deveria prevalecer em nossas indústrias, não eram