Processos gerenciais
Definição de empresas
As empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro. As empresas constituem uma das mais complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e a engenhosidade humana constituíram. As empresas de hoje são diferentes das de ontem, provavelmente, amanhã e no futuro distante serão ainda mais diferentes. Não há duas empresas semelhantes, pois a principais características das empresas é a sua enorme diversidades.
Existem empresas dos mais diversos ramos de atividade que utilizam diferentes tecnologias para produzir bens ou serviços dos mais variados tipos, vendidos e distribuídos de muitas formas para os mais diversos tipos de mercado.
Uma empresa é uma pessoa jurídica com o objetivo de exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é conseqüência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas têm como finalidade obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuais ou coletivas, dependendo do número de sócios que as compõem.
Empresa é a organização com a finalidade de exercer atividades de produção e circulação de mercadorias, bens e serviços, sob a direção de uma pessoa física ou jurídica que é o empresário. Carvalho de Mendonça aponta em seus ensinamentos:
Empresa é a organização tecno-econômica que se propõe a produzir mediante a combinação dos diversos elementos, natureza, trabalho e capital, bens ou serviços destinados a troca (venda), com esperança de realizar lucros, correndo os riscos por conta do empresário, isto é, daquele que reúne, coordena e dirige esses elementos sob sua responsabilidade.
Definição de administrador
Segundo o velho e original conceito de administração que predominou durante toda era industrial, o administrador era considerado o tomador de conta de uma