Processos gerenciais
O ambiente internacional em seus diversos aspectos vem se modificando e tornando-se mais competitivo e exigente. As empresas, em respostas as novas exigências ambientais, estão passando por mudanças profundas, e como não poderia de deixar de acontecerem, os processos de mudanças têm impactado a economia e as empresas de forma geral.
Nesse intenso movimento de mudanças, o processo de Gestão Empresarial passa por novos desafios e os gestores passam a trabalhar com novos modelos de decisão. As preocupações de certa forma sempre existiram, todavia o ambiente as tornou mais agudas e o estágio atual de avanço tecnológico tem propiciado o desenvolvimento de instrumentos e métodos operacionais mais eficientes.
Neste trabalho apresentaremos uma visão geral sobre estratégia empresarial e sua importância para o mundo dos negócios.
2. Desenvolvimento
Processos Gerenciais
Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia, por intermédio de um arranjo convergente.
As empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro.
O Administrador trabalha em diversas estruturas dentro de uma organização e é responsável pelo planejamento de estratégias, pelo gerenciamento do dia-a-dia da companhia e pela gestão de recursos financeiros, materiais e humanos. Existem quatro áreas básicas de atuação do Administrador: Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos, porém o mercado abrange várias áreas do conhecimento.
O ambiente de uma organização é composto de forças e instituições externas a ela que pode afetar o seu desempenho. O ambiente normalmente inclui fornecedores, clientes, concorrentes, sindicados, organismos governamentais regulamentares e grupos de interesses especiais. O ambiente de cada organização é diferente. Em qualquer momento o seu caráter preciso depende do “nicho” que empresa