Processos geológicos
Entende-se por processos geológicos, o conjunto de ações que promovem modificações da crosta terrestre, seja em sua forma, estrutura ou composição. A energia necessária a tais ações provém do sol ou do interior da Terra.
Os processos geológicos que ocorrem dentro da terra são chamados endógenos, são eles: vulcanismo, terremotos, plutonismo, orogênese, epirogênese, magmatismo, metamorfismo, entre outros. Os processos geológicos que ocorrem na superficie é chamado de exógenos, são eles: inteperismo e a ação das águas superficiais e subterrâneas, a ação do vento, do gelo e dos organismos (GUERRA)
Serra do Mar e Serra da Mantiqueira
A serra do mar é um dos maciços mais altos do Brasil e se estende como uma cadeia montanhosa proeminente no sentido SO-NE. A Origem da Serra do Mar tem sucitado dúvidas, mas muitos geógrafos e geólogos atribuem-na a processos tecnicos de movimentação vertical realizadas no cenozóico. (Almeida 1976, Asmus & Ferrari 1978)
Os multiplos eventos tectonicos e as oscilações climáticas condicionam uma evolução geológica e geomorfológica que embora abordada em diversos trabalhos, não possui consenso quanto à descrição e interpretação de sua evolução tectônica, especialmente em relação à existência de feição neotéctonicas significativas.
Segundo o professor da Universidade de São Paulo (USP) Miguel Basei, a origem da Serra do Mar está relacionada ao evento geológico ocorrido a cerca de 130 milhoes de anos atrás e que foi o responsável por separar o super continente da Gondwana formando a América do Sul e a África, e dando origem ao Oceano Atlântico. Ao se separar do continente africano a placa tectonica sul-americana se chocou com a placa de nazca (do Oceano Pacífico) soerguendo a placa sul-americana na costa brasileira. Esse soerguimento foi o responsável por expor rochas de cerca de 600 milhoes de anos, dando inicio à formação do sistema Serra do Mar – Mantiqueira.
O controle tectônico responsável pela