Processos geológicos exógenos: intemperismo
As rochas em geral - mesmo aquelas que, por serem muito duras, parecem indestrutíveis -, podem enfraquecer-se e esfacelar-se quando expostas a água e aos gases da atmosfera, porém, podendo levar milhões de anos para deteriorar.
O intemperismo é o processo geral pelo qual as rochas sofremmodificações de ordem física (desagregação) ou química (decomposição) ou aflorar na superfície da Terra. O intemperismo produz todas as argilas, todos os solos e as substâncias dissolvidas e carregadas pelos rios para os oceanos.
Os fatores que controlam a ação do intemperismo são:
Clima(chuva e temperatura) que expressa na variação sazonal da temperatura e na distribuição das chuvas. Em temperaturas baixas ocorre menos intemperismo químico (dissolução e formação de argilominerais) e mais intemperismo físico (expansão e contração termais, acunhamento do gelo, rachadura do substrato rochoso, fragmentação em tamanhos menores). Em temperaturas altas ocorre o contrário.
Relevoque influi no regime de infiltração e drenagem das águas pluviais;
Fauna e flora que fornecem matéria orgânica para reações químicas e remobilizam materiais;
Rocha parentalque segundo sua natureza, apresenta resistência diferenciada aos processos de alteração intempérica;
Tempo de exposição da rocha aos agentes intempéricos.
Os processos intempéricos atuam através de mecanismos modificadores das propriedades físicas dos minerais e rochas, e de suas