Processo geologico
As modificações da crosta terrestre sendo em sua forma, composição ou estrutura se denomina-se em Processos Geológicos ou Dinâmica .Essa modificações provem da energia do sol ou do interior da terra.
Os Processos Geológicos que ocorrem dento no interior da terra é denominado de Endógeno e os que ocorrem sobre a terra denomina-se exógeno.
Processo Geológico Endógeno ou Dinâmica interna
É o processo que ocorre utilizando a energia do interior da terra.
São processos geológicos endógenos: vulcanismo, terremotos, plutonismo, orogênese, epirogênese, magmatismo, metamorfismo, etc.
Tais processos não ocorrem isoladamente, eles se interelacionam da seguinte maneira:
Os sedimentos de outras rochas consolidando forma-se a rocha sedimentar.Aumentando a temperatura e pressão (Metamorfismo) se transformando em rochas metamórficas.Aumentando ainda mais sua temperatura e pressão essas rochas se fundem surgindo o magma iniciando-se o magmatismo.Esse magma pode atingir a a superfície (vulcanismo) onde se resfria formando as rochas vulcânicas.E se o magma não atingir a superfície se resfriando no interior da crosta, temos o Plutonismo com a formação de rochas plutônicas.
As rochas existentes podem sofrer perturbações, devido a esforços que ocorrem no interior da crosta, deformando ou quebrando-se, originando dobras e falhas. Tais esforços ao provocarem reacomodações de partes da crosta produzem vibrações que se propagam em forma de ondas constituindfalhas, etc., mas as grandes cadeias têm sua gênese associadas aos geossinclinais. Geossinclinais são locais de intensa sedimentação, que associada ao magmatismo, provocam sua subsidência com posterior arqueamento e soerguimento. O levantamento das cadeias de montanhas, após o entulhamento dos geossinclinais, parece estar ligado a movimentos tectônicos (esforços provenientes do interior da Terra).
Entre as várias teorias que procuo os terremotos.
A