processos decisorios
Evolução das organizações: Taylor e Pós Taylorista
Organização Pós Taylorista: Traz uma abordagem comportamental das organizações com uma administração baseada em indivíduos, Conhecimento: Informações, Decisão, Ação e Avaliação.
Gestão Integrada – Pós Taylorista: Os instrumentos, sistemas e processos devem estar perfeitamente interligados, dentre eles: Qualidade, Marketing, Produtividade e Planejamento.
Gestão Sistêmica – Pós Taylorista: É o processo sustentado por metodologias, técnicas e processos, responsável por fazer com que a interligação das partes seja mais lógica e evidenciada.
Departamentalização – Pós Taylorista: É a decomposição dos sistemas e processos no intuito de procurar atender clientes externos e internos.
Evolução de Mercado: A qualidade é obrigação, a evolução tecnológica é acelerada, possui um ciclo de vida dos produtos mais curto, menores desperdícios, pode caminhar para o consumidor final, possui maior concorrência, maior x melhor, atua na globalização, deve ter responsabilidade ambiental e social.
Novas necessidades dos clientes: Os clientes demandam profissionais altamente capacitados, estruturas enxutas, decisões ágeis e com qualidade, já as empresas demandam comprometimento com os resultados.
Administração por processos: É o caminho para atender as necessidades dos clientes
Processo: É um conjunto estruturado de atividades sequenciais que apresentam lógica entre si, com a finalidade de atender ou suplantar as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos.
Metodologia de implementação da gestão por processos: Fase 1 – Comprometimento: Conceitos, Metodologia, Vantagens, Precauções / Reunião Geral de Debates, Ajustes, Responsabilidades, Comprometimento / Modelo Ideal / Treinamento / Planejamento de Mudança. Fase 2 –