Processos de vendas
Conceito e Utilização
O processo de vendas segundo Domingues (2013), é uma seqüência de ações utilizadas por profissionais de vendas que tem por finalidade de levar os seus clientes a fazer uma compra, que no entanto por diversas etapas possa á levar a satisfação do cliente, um processo de vendas é responsável pela eficácia no relacionamento com os clientes. Portanto uma equipe de vendas que saibam utilizar um bom processo de vendas faz com que a empresa tenha um ótimo ponto positivo, conseguindo entregar bons resultados para a mesma.
Vale ainda ressaltar que dentro do processo de vendas, segundo Pizzimenti (2010), são denominadas 7 etapas para conclusão de uma venda, são elas:
1.1 - Prospecção dos clientes: É a fase inicial, onde se faz a identificação de potenciais clientes, que podem ser classificados em três categorias; a indicação de indivíduos ou organizações já clientes potenciais; os clientes potenciais, que podem ter interesse em comprar e os clientes potenciais qualificados e aqueles que já estejam inclinados a comprar.
1.2 - Preparação da visita de vendas: É a etapa e que os vendedores colhem informações sobre o cliente potencial, necessidades, desejos, poder aquisitivo, relação da atividade do cliente com o produto, e a certificação de que conhecem com profundidade o produto que venderão.
1.3 - Abordagem de clientes potenciais qualificados: Envolve o contato inicial com o cliente, colhendo informações preciosas para fechar a venda. Essas informações podem ser essenciais para compreender as reais necessidades do cliente, a fim de despertar o interesse deste pelo produto. Nessa primeira abordagem os vendedores fazem perguntas aos clientes para adequar a apresentação às necessidades e desejos do cliente.
1.4 - Apresentação de vendas: É a etapa em que o vendedor fará a comunicação de informações sobre o produto para o cliente, a fim de despertar o interesse, necessidade e o desejo deste. Devendo deixar claros todos os