Processos De Usinagem
Torneamento- É um processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfície de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto, a peça gira em torno do eixo principal de rotação da máquina e a ferramenta se desloca simultaneamente segundo uma trajetória coplanar com o referido eixo.
As várias modalidades de torneamento incluem: torneamento retilíneo (faceamento), torneamento cilíndrico, torneamento cônico, torneamento radial (sangramento), perfilamento, etc. O torneamento é uma operação muito utilizada pela indústria mecânica por causa do grande número de formas que ele pode conseguir, além de sua alta taxa de remoção de cavaco.
Operações de torneamento
Furação- É um processo de usinagem destinado a obtenção de furos, geralmente cilíndricos, numa peça com auxilio de uma ferramenta, geralmente multicortante. Para tanto, a ferramenta ou a peça giram e, simultaneamente, a ferramenta ou a peça se deslocam segundo uma trajetória retilínea, coincidente ou paralela ao eixo principal da máquina.
A ferramenta mais empregada na furação é a broca helicoidal. Cerca de 20% das máquinas-ferramenta existentes são furadeiras, o que evidencia a posição de destaque que o processo de furação ocupa dentro dos processos de usinagem.
Operações de furação
Aplainamento- É um processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies planas, geradas por um movimento retilíneo alternativo da peça ou da ferramenta. O aplainamento pode ser horizontal ou vertical. Quanto a finalidade, as operações de aplainamento podem ser classificadas ainda em aplainamento de desbastes e aplainamento de acabamento.
Operações de aplainamento
Fresamento- É a operação de usinagem que se caracteriza por:
A ferramenta multicortante, chamada de fresa, é provida de arestas cortantes dispostas simetricamente ao redor de um eixo, de um movimento de rotação ao redor de seu eixo permitindo assim que cada uma das arestas cortantes retire a parte