Processos de trabalho no Serviço Social
SERVIÇO SOCIAL
PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL III
PROCESSOS DE TRABALHO
Ubajara/Ce
2014
O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um breve processo histórico. Seus fundamentos se estruturaram quando o processo de industrialização se consolidou, gerando significativos impactos na estrutura da sociedade, período na história da humanidade conhecido como Revolução Industrial, que facilitou a consolidação do Capitalismo.
Surgiram assim, em meio as grandes questões sociais, as bases estruturadoras do Serviço Social, que por muito tempo, recebeu forte influência da Igreja Católica e, esteve a serviço da burguesia, como estratégia de controle e disciplinamento da força de trabalho, sendo o seu principal papel, conter as lutas sociais. No princípio, o Serviço Social possuía um caráter de filantropia, sem apresentar um perfil profissional. O processo de profissionalização do Serviço Social foi lento.
“Uma das maiores discussões contemporâneas à cerca da profissão permeia a polêmica quanto o serviço social ser considerado trabalho ou não. Há divergência dentre os próprios profissionais e estudiosos, criando, então uma linha divisória entre os que classificam o serviço social como trabalho e os que não classificam a profissão nesta categoria.”
O aparecimento da profissão surge com o agravamento das expressões da questão social. O Estado cria estratégias para controlar a classe trabalhadora, através das políticas sociais, que surgem como um espaço de trabalho para o assistente social. A partir desta configuração da profissão, hoje, o serviço social é visto como trabalho e não como filantropia. Atualmente, as possibilidades de trabalho para a profissão são inúmeras e se concentram tanto em instituições públicas, como privadas ou ainda em entidades filantrópicas.
O trabalho do assistente social permite uma atuação para a elaboração, implementação e execução de