Inteligencia Artificial
Sistemas de Informação - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Santa Catarina – SC – Brasil
Abstract. This article aims to demonstrate the history of Artificial Intelligence and its application areas nowadays.
Resumo. Este artigo tem como objetivo demonstrar a história da Inteligência Artificial e as suas áreas de aplicação nos tempos atuais.
1. Introdução
Inteligência Artificial é hoje um domínio do conhecimento cada vez mais na moda. Dela fala-se, escreve-se, ouve-se falar, lê-se. Mas sabemos nós o que é na verdade esta ciência, o que estuda, que aplicações práticas tem? A verdade é que muitas vezes os nossos conhecimentos sobre Inteligência Artificial (I.A.) não vão além do ‘isso tem qualquer coisa a ver com computadores, não é?’
A Inteligência Artificial é por um lado uma ciência, que procura estudar e compreender o fenômeno da inteligência, e por outro lado, um ramo da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana. A I.A. é inteligência como computação, tenta simular o pensamento dos especialistas e os nossos fenômenos cognitivos.
No entanto, a I.A. continua a ser a procura do modo como os seres humanos pensam, com o objetivo de modelar esse pensamento em processos computacionais, tentando assim construir um corpo de explicações algorítmicas dos processos mentais humanos. É isto o que distingue a I.A. dos outros campos do saber, ela coloca a ênfase na elaboração de teorias e modelos da Inteligência como programas de computador.
2. Inteligência Artificial e Aprendizado
Para podermos falar em Inteligência Artificial e Aprendizado Artificial, precisamos antes saber o que é “inteligência” e o que entendemos por “aprendizado”? Apesar de termos uma noção básica do que significam estas duas palavras, inteligência e aprendizado, temos uma grande dificuldade de defini-las em termos práticos e de forma bastante precisa.
2.1. O que é