Processos de intervenção organizacional
PROCESSOS DE INTERVENÇÃO ORGANIZACIONAL
OSASCO
2012
PROCESSOS DE INTERVENÇÃO ORGANIZACIONAL
Durante todo o texto falamos sobre as mudando as organizações e em qual direção estão indo. Agora vamos ver como realmente é o processo de mudança. Veremos os tipos de teorias criadas com base nos conceitos de Ramon Garcia, Mackay, Lashutka, Nicholas, Rothwell, tutles, Sink, entre outros.
As mudanças ocorre para facilitar e melhorar as organizações conforme o mundo e as pessoas se desenvolve as organizações também tem que se desenvolver e logo ocorre mudanças porem a parte mais difícil não é a criação e sim a implantação. Uma das teorias que é abordada no texto foi criada na pelo Instituto Tavistock de Relações Humanas que é uma instituição de caridade, britânica, dedicada aos estudos e pesquisas em comportamento de grupo e comportamento organizacional que foi criado em 1946.
Ramon Garcia comenta sobre a Abordagem Sócio Técnica que foi desenvolvida pelo Instituto Tavistock de Relações Humanas. Para o mesmo a Abordagem Sócio Técnica é um sistema original e ao mesmo tempo complexo, que o objetivo é desvendar os requisitos principais de um sistema tecnológico. Assim através do processo de intervenção desenvolvido foi possível analisar cargos, tarefas e papeis sociais que faz parte do departamento produtivo.
Mckay e Lashutka baseia na Teoria Sistemica, segundo a qual a performance organizacional seria função da adequação entre meio ambiente, estrutura, pessoas e processo.
Nicholas comenta sobre o desenvolvimento organizacional e analisa as diferenças entre as intervenções e conclui que o grau de eficácia depende de como foi aplicada. Porem Rothwell acredita que classificar as estratégias em normativas / reeducativas, racionais e coercitiva e conclui que o primeiro tipo é a melhor processo organizacional.
Para Tutle e Sink, Adizes, Daniel e Sehoonover e Costa Moura entre muitos outros, acredita