Processos de Independência Haiti & México
Grupo: Tito Lívio & Felipe Tavares
Matéria: História
Professor: Sérgio Pimentel
Primeiro Período
Índice:
Introdução
1.0 Antes do processo de independência mexicana
1.1 Durante
1.2 Atualmente 2.0 Antes do Processo de independência haitiana
2.1 Durante
2.2 Atualmente
3.0 Conclusão
4.0 Tarefa da página 206, 207, 209
Introdução
Por meio deste trabalho, visamos mostrar uma visão sobre os processos de independência de países latinos, especificamente o México e o Haiti. Os processos de independência são muitos importantes para nossa cultura de hoje, para o mundo menos globalizado, para termos uma noção: nós somos realmente latinos.
2.0 Antes do processo de independência mexicana
O México antes de sua independência era dominado pela Espanha, mais precisamente em 1519 a Espanha invadiu o país, e depois de algum tempo a capital asteca já estava sob o domínio espanhol, os colonizadores espanhóis foram dominando o México inteiro, em 1521 o México já estava quase todo colonizado. Após anos o México vinha se recuperando aos poucos, para depois de anos conseguir tomar sua independência com a famosa Guerra Pela Independência Mexicana.
1.2 Durante
Depois de quase 300 anos sob domínio espanhol, os habitantes começaram a exigir independência da nação por brigas políticas e religiosas com a coroa espanhola. No começo do século XIX o movimento ia crescendo na elite da Cidade do México, e após algumas tentativas sem sucesso, a guerra foi declarada no dia 16 de setembro de 1810, pelo padre Miguel Hidalgo y Costilla. A batalha durou cerca de 8 anos, e não foi homogenea, a guerra começos como uma guerra religiosa, comandada por sarcedotes, após algum tempo a guerra tornou-se repubublicana, com o exercito praticamente posto depois de alguns anos. A guerra tinha se tornado uma guerrilha nas montanhas do sul, até que um coronel chamado