Independências na América Latina
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. Independência da América Latina 4
1.1 Haiti 4
1.2 México 4
1.3 América Central 5
1.4 Paraguai 5
1.5 Uruguai 5
1.6 Argentina, Chile e Peru 5
1.7 Brasil 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
ANEXO - Mapa 8
INTRODUÇÃO
O processo de independência da América Latina se iniciou no século XIX, nessa fase os pensamentos Iluministas já haviam chegado ao continente, o que influenciou mais ainda na ideia de libertação, além disso, pouco tempo antes as 13 colônias inglesas haviam se libertado e conquistado sua independência.
Quase todos os países da América Latina tornaram-se livres do ponto de vista político no início deste século, se tornando dependentes da Inglaterra logo depois. A maior parte desses países era, antes do processo, colônia espanhola. Entenda como aconteceu essa libertação em cada colônia com a pesquisa apresentada a seguir.
Independência da América Latina
O processo de independência das Américas começou com os criollos, (descendentes espanhóis nascidos na América) que passaram a desenvolver e centrar todas as suas atividades comerciais no continente americano, indo contra o monopólio da metrópole (Espanha).
O processo se iniciou com uma crise no sistema colonial. As colônias eram cada vez mais exploradas, mas com o início da revolução industrial, as grandes indústrias inglesas precisavam expandir seu mercado consumidor, e com o pacto colonial, não era possível comercializar com diversos países latino americanos.
Os criollos, mesmo quando tinham formação e propriedades, eram excluídos do poder político e da administração das colônias, onde quem dominava era os chapetones (naturalmente espanhóis). Por isso os mestiços é que começaram a luta pela independência.
Haiti
O Haiti foi o primeiro país latino americano a se tornar independente. O primeiro líder foi o ex-escravo Vicent Ogé, que em