Processos de fabricação - alto forno
Ele pode ser de cuba ou fornalha, medindo entre 20 e 30 metros de altura, revestido por metal, internamente por material refratário, e tem formato de dois troncos de cone unidos pelas bases (cuba e ventre) e fechado na parte inferior pelo cadinho com a soleira.
ESTRUTURA DO FORNO
Alto-forno é constituído de três partes essenciais: cadinho, rampa e cuba.
O cadinho é parte do alto-forno onde o melta fundido e a escória ficam acumuladas, após as reações ocorridas em seu interior. Ele pode possuir diâmetro igual ou maior que 10 metro, sua altura pode ser maior de 4 metros, tem uma forma cilíndrica e é composto po uma chapa grossa de aço, com revestimento interno de material refratário silíco-aluminosa ou blocos de carbono, onde são colocadas plancas retangulares de ferro fundido, contendo no seu interior tubos de água, ocasionando o resfriamento e proporcionando uma melhor condição do material suportar as temperaturas elevadas que ocorrem nessa região e as pressões devidos ao peso da carga.
Já a rampa pode ter dimensões viariáveis a 10,5 metros, ou mais, de diâmetro, altura de 4 metros, e formato tronco-cônico. Ela é considerada a parte mais quente do alto-forno, pelo seu contato com o cadinho.
A cuba pode ter 25 metros, ou mais, de altura, seu formato também é tronco-cônica, e tem a seçao menor voltada pra cima, no topo ou goela. É revestida de tijolos refratários de grande espessura, por conta do grande desgaste que sofre.
UTILIZAÇÃO DO ALTO-FORNO
Para a obtenção do ferro gusa, as matérias-primas são introduzidas pela parte superior do forno, normalmente através de uma tremonha rotativa. Dessa forma, o ar aquecido entre os
100 a 1350 graus Celsius nos regeneradores de calor é injetado através de tubos localizados na parte superior do cadinho tendo a função de permitir que