Aço inox
1.1. MATÉRIAS-PRIMAS PARA FABRICAÇÃO EM USINAS INTEGRADAS
Utilizam o alto-forno para reduzir o minério de ferro. As matérias primas básicas utilizadas em usinas integradas são minério de ferro (sínter/pelotas), fundentes e carvão. * Sinterização: é um processo de aglomeração de finos minérios de ferro (distribuição granulométrica entre 6 e 0,15 mm) e outras matérias-primas complementares, com a finalidade de ser consumido no alto-forno; * Pelotização: é o processo de aglomeração de ultrafinos (distribuição granulométrica entre 0,2 e 0,010 mm); * Fundantes: são materiais cuja coposição química, reage com os constituintes indesejáveis da carga adicionada à um forno metalúrgico, formando compostos estáveis que se separarão do banho metálico, para constituírem a escória do processo. O carvão é o elemento utilizado como redutor.
A sinterização e pelotização consistem em, submeter à mistura a uma semifusão à temperatura da ordem de 1200 a 1400 ºC.
Após a etapa de redução no alto-forno, na aciaria são adicionadas as demais matérias-primas para a fabricação do aço inoxidável como: ligas de cromo, de níquel, de molibdênio, sucata de aço inox e outras, dependendo do tipo de aço inoxidável a ser produzido.
1.2. PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA APERAM SOUTH AMERICA
A APERAM SOUTH AMERICA é uma siderúrgica Integrada com, com processo de fabricação que parte da redução do minério de ferro, com carvão vegetal e coque, em seus dois altos fornos e minério de cromo no forno elétrico de redução. As etapas do processo de fabricação de aços inoxidáveis da Aperam são as seguintes: * Redução: No alto-forno o minério de ferro, carvão vegetal e coque são convertidos em ferro-gusa. * Aciaria: O Ferro-gusa produzido no Alto-forno é