Resumo relatorio
Este trabalho está ligado ao módulo Organização e Rotinas do Quotidiano do curso Secretariado e Relações Públicas ministrado pelo Centro de Emprego e Formação Profissional-Fogo.
Consiste em retractar resumidamente e a pedido da formadora Zuilda Monteiro sobre um dos temas já estudados: O RELATÓRIO. Desse tema serão referenciados conceitos, finalidades, fases, tipos, classificação, características e estrutura.
2. CONCEITO
Um relatório é um documento escrito e impresso contento um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de um determinado reunião, experiência, projecto, acção, pesquisa, ou outro evento, esteja ele finalizado ou ainda em andamento.
3. FINALIDADES
Visa apresentar o andamento ou conclusão de qualquer tipo de trabalho junto a órgãos financiadores ou fiscalizadores sob forma a ter um rigoroso e eficaz controlo de gestão económica/financeira.
Ajuda e possibilita o chefe/administrador a se orientar e acompanhar todas as técnicas, factos, situações que ocorrem no interior de uma empresa ou instituição.
4. FASES
Para uma melhor elaboração de um relatório é preciso levar em conta três fases importantes antes da sua execução.
4.1. PLANEAMENTO – Para melhor estruturar o que se pretende escrever devemos usar essas perguntas jornalísticas: O QUÊ, A QUEM, e PORQUÉ relatar.
4.2. COLETA E ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL – Recolha de dados e informação a serem relatadas.
4.3. REDAÇÃO/REVISÃO – Redigir e fazer uma minuciosa revisão.
5. TIPOS
5.1. RELATÓRIO DE ANDAMENTO MENSAL – É um relatório que aborda mensalmente actividades em andamentos relacionando sempre situação actual e os objectivos do mesmo alcançado no decorrer da mesma actividade.
5.2. RELATÓRIO DE PROJECTO COMUNITÁRIO – Tem o mesmo conceito que o anterior e ainda controla entrada e saída de acções, resultados, numero e localização de beneficiários. Faz-se relato financeiro (dinheiro recebido e gasto).
5.3. RELATÓRIO DE