aço inox
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL IRMÃO MÁRIO CRISTÓVÃO
CURSO TÉCNICO EM PETRÓLEO E GÁS
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA
PROFESSORA: BARBARA DUARTE
AÇO INOXIDÁVEL
FEITO PARA DURAR
CURITIBA, 2013
Andréia da Silva
Bruno Vinicius
Gabriele Dorta
Okssana Campos
Trabalho elaborado à disciplina de
QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA - Curso
Técnico de Petróleo e Gás do TECPUC PR como requisito para a obtenção da nota para a 2° parcial do 2° semestre de
2013.
Professora Barbara Duarte
CURITIBA, 2013
1. INTRODUÇÃO.
Os aços inoxidáveis foram criados para acabar com o problema da corrosão dos aços comuns
(oxidação), assim, criando maior resistência contra ela. E basicamente para a criação deste foi adicionar cromo ao ferro e organizar uma mistura homogênea. Neste trabalho, você vai conhecer um pouco mais sobre o aço inoxidável, suas ligas, propriedades e aplicações.
2. AÇO INOXÍDAVEL.
O Aço Inoxidável está presente no nosso dia-a-dia devido o mesmo ser prático, versátil, oferecendo um excelente desempenho e conquistando, um novo segmento de mercado.
Aço inoxidável é o nome dado à família de aços resistentes à corrosão e ao calor Os aços inoxidáveis são, basicamente, ligas de ferro-cromo. Outros metais atuam como elementos de liga, mas o cromo é o mais importante e sua presença é indispensável para conferir a resistência à corrosão desejada contendo no mínimo 10,5% de cromo. Há uma grande variedade de aços inoxidáveis com níveis progressivamente maiores de resistência à corrosão, mecânica e resistência soldabilidade e tenacidade, do que os aços carbono estrutural e de engenharia. Isso é resultado da adição controlada de elementos de liga, cada um deles originando atributos específicos com relação a resistência e possibilidade de resistir a diferentes meios ambientes.
São aços onde não ocorre oxidação em ambientes normais. Suas características de resistência são obtidas graças à formação de um óxido