quem tem cu tem medo e treme
Parte 1 - Fabricação
Prof.. Eduardo C. S. Thomaz
Notas de aula
pág. 1/51
ESCÓRIA DE ALTO FORNO
Na literatura técnica = Ground-granulated blast-furnace slag ( GGBS ou GGBF-S )
A Escória de Alto Forno é obtida na fabricação de Ferro Gusa.
A Escória de Aciaria é obtida na fabricação de Aço.
Vista do Alto Forno 1 - ArcelorMittal Tubarão/BR -2010 http://www.cst.com.br/produtos/co_produtos/catalogo_produtos/escoria_forno/index.asp “
A fabricação de ferro gusa se realiza em unidades industriais chamadas AltosFornos, nas quais se reduzem os óxidos contidos nos minerais de ferro e se separam as impurezas que os acompanham.
As escórias se formam pela fusão das impurezas do minério de ferro, juntamente com a adição de fundentes (calcário e dolomita) e as cinzas do coque ( carvão mineral ).
A escória fundida é uma massa que, por sua insolubilidade, e menor densidade, sobrenada no ferro gusa e é conduzida por canais, até o lugar de resfriamento.
A escória de Alto Forno é produzida no Alto Forno que produz Ferro Gusa , na proporção de 200 a 300 Kg de escória por tonelada de ferro gusa.
”
Escória de alto forno
Parte 1 - Fabricação
Prof.. Eduardo C. S. Thomaz
Notas de aula
pág. 2/51
FERRO GUSA
“ O gusa é o produto imediato da redução do minério de ferro, pelo coque ou carvão, e calcário num alto forno. O gusa normalmente contém até 5% de carbono, o que faz com que seja um material quebradiço e sem grande uso direto.
Geralmente nos processos industriais, o ferro gusa é considerado como uma liga de ferro e carbono, contendo de 4 a 4,5% de carbono e outros elementos ditos residuais como por exemplo: silício, manganês, fósforo e enxofre, dentre outros.
O gusa é vertido diretamente a partir do cadinho do alto forno para contentores para formar lingotes, ou usado diretamente no estado líquido em aciarias. Os lingotes são então usados para produzir ferro fundido e aço, ao extrair-se o carbono em excesso.