Processos de comunicação
Em poucas palavras, podemos definir administração como o processo de planejar, organizar, conduzir e controlar o uso de recursos com o propósito de atingir os objetivos preconizados. Como fundamento básico da administração temos a tarefa de decodificar os objetivos propostos pela organização e transforma-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da administração.
Por isso, a administração é qualificada como um meio importante de criar condições para que as pessoas desenvolvam suas competências e atinjam os objetivos individuais e organizacionais. Sendo assim, é papel dela descentralizar as responsabilidades e decisões, a fim de que os indivíduos envolvidos no processo ampliem o autocontrole e satisfaçam suas próprias necessidades. Essa tese tem a finalidade de reorganizar os cargos, procurando ampliá-los a partir da expansão de atividades, acabando com a superespecialização das funções.
Porém, os desafios enfrentados pelos administradores se expandem além dos limites internos da corporação.
Atualmente, administrar uma empresa demanda muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência como planejar, organizar, dirigir e controlar, pois as ameaças às organizações vêm não só dos clientes, mas também da concorrência e das mudanças no contexto socioeconômico; por isso solicitam habilidades humanas em alto grau de aprimoramento.
Dentro desse contexto, desenvolvem-se novas abordagens e fórmulas de representar e estudar o comportamento organizacional que surgem para ajudar a compreender as novas realidades das corporações.
2. PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
As organizações desempenham um papel considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, estimular a