Processos de comunicação
O processo de comunicação ocorre quando o emissor emite uma mensagem ao receptor . O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído) e, a partir daí, dará o feedback ou a resposta, completando o processo de comunicação.
Os elementos essenciais para que ocorra uma comunicação eficiente são:
Emissor: É aquele que dá início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem.
Receptor: É o alvo do emissor, sendo quem recebe a mensagem.
Mensagem: Pode ser um fato, ideias ou até mesmo, emoções, ou seja, é o conteúdo contido na comunicação.
Canal: É o meio pelo qual a mensagem é enviada do emissor para o receptor (cartas, e-mail, telefone, etc.)
Ruídos: O processo de comunicação está sujeito a ruídos e interferências que impedem a transmissão e recepção de informação. Ex: desatenção por parte do receptor, dificuldade de expressão ou linguagem incorreta por parte do emissor e ruídos propriamente ditos no ambiente ou nos canais de comunicação.
Feedback: Dar um retorno, resposta sobre a mensagem que recebeu ao emissor.
Meios de comunicação
As linguagens oral e escrita constituem dois sistemas de comunicação. Não necessariamente há uma correspondência entre estes sistemas. Porém, há formas da linguagem oral que não são aceitas na escrita e vice-versa.
Com objetivo de estabelecer e manter relações sociais, a comunicação oral recorre à conversação – que é o tipo mais frequente e é utilizada de maneira espontânea.
É o mais importante canal de comunicação. Envolve a escolha das palavras, o tom de voz e a correção da linguagem.
A escrita desempenha um papel muito importante desde os bilhetes e emails até os relatórios para a diretoria e propostas para clientes. Em todas as organizações há necessidade de documentação. Um alto nível de competência em comunicação escrita também é essencial para gerente e todas as pessoas que trabalham em organizações.
Recursos Visuais: Comunicação