PROCESSOS DE ALFABETIZA O Regina 3
NAS SERIES INICIAIS
RESUMO
Alfabetização é um processo de representação que envolve substituições gradativas (ler um objeto, uma figura ou desenho, uma palavra) onde o objetivo primordial apreensão e compreensão do mundo, desde o que está mais próxima a criança, ao que está mais distante, visando à comunicação, a aquisição do conhecimento. Um processo bem elaborado, com objetivos e metodologias adequadas pode ter resultados futuros que definem a vida e o prazer das letras em muitas pessoas, portanto, os profissionais docentes, são considerados como atores importantes de incentivo e mediação na vida dos alunos.
Palavras-chave: Alfabetização. Processo. Conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
A ideia central do trabalho consiste na metodologia de ensino, dando mais importância para o letramento. Com isso, justifica-se tal escolha, pela tamanha importância que tal tema flui sobre todo o ser humano. Mais do que sempre, a realidade escolar brasileira, precisa ser alterada, seja pela dificuldade de aprendizagem que o aluno hipoteticamente tenha, seja pela falta de qualificação dos profissionais. Obviamente, dito isto de forma moderada.
Os objetivos desta demanda são diretamente proporcionais a necessidade de mudança de cenário educacional, pois sabe-se a importância que o professor tem, em dar uma formação de qualidade, e a grande influência que ele detém sobre o mesmo. Pode-se afirmar que o espelho do aluno, no começo de sua vida escolar é o professor.
O estágio foi realizado na Escola Municipal Vereador Rosalino Damiani, situada na Rua João Lavina no bairro Bel Recanto em Urussanga-SC, cuja mesma possui instalações bastante propicias a um excelente aprendizado em grupo.
O trabalho trata de tópicos relevantes a estrutura deste, sejam eles: O Processo de Alfabetização, cujo foi a área de concentração escolhida, a vivência do estagio, ou seja, de que forma ele foi realizado, trazendo consigo as expectativas de um próximo.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: