Processos da fusão e aquisição de empresas
Avaliação Financeira (Valuation):
Não é novidade que o processo de valuation de uma empresa é algo bastante complexo. Ele exige fortes conhecimentos de análise de balanços, economia e matemática financeira, seja por parte de um analista ou investidor.
Na tentativa de simplificar algumas interpretações e facilitar a referência numérica e de efeito comparativo foram criados os indicadores. Dentre as técnicas de avaliação, destacamos as seguintes: 1. Análise de Transações Comparáveis: São utilizados índices derivados de transações consumadas dentro da mesma indústria da aquisição em potencial. O objetivo da metodologia em apreço é identificar relações entre preços: idealmente, as relações preço/lucro e ou os preços pagos, acima do valor de mercado ou do valor contábil, nas transações realizadas. 2. Análise de Empresas Comparáveis:
Da mesma forma que o método anterior, utiliza a avaliação dos preços de mercado de empresas de capital aberto, sujeitas a tendências econômicas e riscos semelhantes. 3. Fluxo de Caixa Descontado: Trata-se da metodologia mais utilizada em Fusões e Aquisições. Levam em conta as seguintes variáveis, para se avaliar uma empresa: * Vendas Líquidas Projetadas * Custos Projetados * Lucros Operacionais Projetados * Lucros Operacionais Após os Impostos Projetados * Investimento Líquido Projetado * Taxa de Descontos * Fluxo de Caixa Livre Projetado * Valor Residual * Valor do Fluxo de Caixa Descontado * Ajustes * Valor Líquido do Patrimônio
A técnica do Fluxo de Caixa Descontado captura a maioria dos elementos que afetam o valor da empresa de maneira abrangente e encontra forte sustentação em pesquisas e projeções sobre como os mercados realmente avaliam as empresas.
Acordo de Confidencialidade:
Os termos do Acordo de Confidencialidade devem prever que toda e qualquer informação de caráter técnico, financeiro ou comercial, que se