Administração
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO COM LINHA ESPECÍFICA EM
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 8º SEMESTRE – NOTURNO
FUSÃO & AQUISIÇÃO DE EMPRESAS: IMPACTOS NA VIDA PESSOAL
PROFº: LEONARDO S. BARONE
ANDREZA FERNANDES DOS PASSOS
KAREN CHALLENE LIMA
SÃO PAULO – OUTUBRO 2011
* SUMÁRIO * * OBJETIVO *
INTRODUÇÃO
Na década de 60 e início dos anos 70 as muitas organizações do cenário mundial vivenciaram uma dificuldade de projeção futura. Para muitas o amanhã consistia em uma estrada longa, sem curvas, pedras e até mesmo turbulências no caminho, agiam como se a sobrevivência lhes fosse garantida. (GIBSON, 1998). Com o passar dos anos, mais precisamente no início dos anos 70, muitas organizações que transpareciam segurança sofreram duros impactos por sua visão e postura, muitas vezes arrogante, muitas sofreram com as ações dos concorrentes que vinham do exterior, outras se tornaram apenas espectadoras das transformações advindas dos avanços tecnológicos, ocasionando aumento da concorrência entre as organizações tornando os mercados mais competitivos. (GIBSON, 1998)
Na atualidade as organizações vêm adotando novas estratégias para se manterem competitivas, uma vez que não é mais suficiente, fornecer serviços/produtos de qualidade e/ou ter preços reduzidos , para liderar qualquer setor de atuação. Hoje é preciso se antecipar aos concorrentes, ter bons relacionamentos com os stakeholders, abranger o máximo do mercado consumidor, e até mesmo se unir, eventualmente, a um concorrente a fim de ganhar força para competir com os demais concorrentes e alcançar a liderança do mercado. (CARNEVALLI FILHO, 2000).
Entre tantas alternativas existentes na luta pela sobrevivência no concorrido mercado atual estão os processos de fusão e aquisição. Para Nunes e Vieira apud Rosseti (2001) existem três fatores que contribuem com esses processos que são os ganhos de market share, maior domínio geográfico e uma maior