Processos Da Cadeia De Abastecimento
Visão geral:
Os ciclos de planejamento e de execução, em segmentos de indústria, são normalmente curtos. Mudanças de demanda requerem uma flexibilidade na produção.
Para buscar a vantagem competitiva, o primeiro passo a ser dado é entender os processos que compõem a cadeia de abastecimento integrada e de que forma eles afetam o ecossistema organizacional.
O processo da cadeia de abastecimento é de fundamental importância para a redução de custos, gerando impactos positivos no crescimento das vendas e dos lucros, por meio da diminuição dos ciclos e aumento da flexibilidade. Esses processos devem ser flexíveis, pois divergem de segmento para segmento, até mesmo empresas do mesmo ramo possuem processos distintos, todos possuem suas particularidades.
Reconhecidamente, as organizações precisam criar novas formulas para obter sucesso. Adaptações no ecossistema são fundamentais. A tecnologia da informação tem afetado todos os segmentos e, de alguma forma, tem contribuído de maneira relevante com os processos por meio da disponibilização de informações, da automação, da integração e otimização das funções empresariais.
Processo de planejamento:
O planejamento propicia uma visão clara de todo o processo, permitindo que se entenda as limitações e restrições dos diferentes recursos que compõem a cadeia.
Na cadeia de abastecimento integrada, o principal objetivo do planejamento é propiciar uma visão clara de todo o processo como um todo, avaliando metas e restrições em compras, produção e distribuição num horizonte de tempo predeterminado.
A tecnologia da informação tem evoluído significativamente, possibilitando que os planos bastante ricos sejam elaborados. Contudo, não é só a ferramenta que facilita o processo de planejamento. O conhecimento de mercado, as eficiências dos recursos internos e externos, as atividades de vendas são fatores que determinam a elaboração dos planos.
O plano mestre da cadeia de abastecimento orienta os planos