Trab bioquimica
Grupo: Antônio Neto
Abraão Singulane
Juliana Avelino
Introdução
Nutrir-se das fibras é uma forma de reduzir o risco de algumas doenças.
A FA é constituída de polissacarídeos, lignina, oligossacarídeos resistentes e amidos resistente, entre outros, que tem diferentes propriedades físico-químicas.
Inúmeras aplicações na indústria alimentícia, substituindo gordura ou atuando como agente estabilizante, espessante, emulsificante,
Aproveitadas na produção de diferentes produtos: bebidas, sopas, molhos, sobremesas, derivados de leite, biscoitos , massas e pães.
Introdução
A fibra ideal deve ser bem concentrada, não ter componentes antinutricionais, não comprometer a vida de prateleira do produto a ser adicionado, apresentar boa proporção de fibra solúvel e insolúvel, e apresentar características organolépticas suaves. Importante levantamento de dados provenientes ajudam a compreender o funcionalidade das fibras na nossa alimentação.
Resultados e discussão
Incentivo ao conumo de alimentos com alto valor nutricional e fontes naturais de fibra.
No Brasil o sapoti, a goiaba, a fruta-do-conde e a farinha de mandioca poderiam ter seu consumo incentivado devido a alta quantidade de FA. As algas, alimento habitual nos países orientais, e algumas delas consumidas no Chile, representam uma fonte considerável de vitaminas e minerais e de fibras alimentares.
Resultados e discussão
No Brasil, um alimento pode ser considerado fonte de FA quando apresentar no produto pronto 3g/100g(base integral) para alimentos sólidos e 1,5g/100ml(base integral) para líquido, já com o dobro deste conteúdo é considerado uma alimento com elevado teor de FA. Assim sendo, temos vários alimentos usualmente consumidos, como a acelga, agrião, beterraba, batata doce, brócolis, mandioca, couve-flor com teores significativos de FA, em torno de 3%. Cabe salientar que além das hortaliças, as